História da disciplina Português na escola brasileira.
Leonor Lopes Fávero
O artigo História da
disciplina Português na escola brasileira, Professora Titular de Linguística da
Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo
(USP) e Professora Titular de Língua Portuguesa da Pontifícia Universidade
Católica de São Paulo (PUCSP), que tem experiência na área de Linguística, com
ênfase em Teoria e Análise Linguística. Desenvolve pesquisas nas áreas de
Linguística Textual, História das Ideias Linguísticas e Estudos de Língua
Falada. O artigo esta disponível do endereço eletrônico da revista Diadorim:
http://www.revistadiadorim.letras.ufrj.br/index.php/revistadiadorim/article/view/110/131o.
Nele a autora revisita historicamente dados sobre a consolidação da mesma além
das estruturações e reestruturações na dinâmica da organização da escola
brasileira situando historicamente entre o Brasil Colônia e ate a primeira
República.
O artigo de Fávero
trata da questão da historia da disciplina Língua Portuguesa no Brasil., abordada
sobre a perspectiva histórica de se desenvolver. A partir das contribuições Jesuíticas,
do espaço no currículo deixado com a sua expulsão do país e as influencias das
medidas tomadas na administração Pombalina. Discorre do caráter temporal desse
processo, da obrigatoriedade do ensino da língua portuguesa e da proibição,
como pré-requisito de civilidade, o uso da língua dos índios, portanto do
inicio da normatização do ensino da língua geral pela coroa portuguesa no século
XVI.
A autora se mantem, em
boa parte de seu artigo, com uma sem posicionamento critico de como e quais
maneiras tais iniciativas foram prejudiciais e anularam a diversidade cultural
e linguísticas na busca de homogeneidade da língua. Além do evidente caráter
politico de tal processo, pois, um povo que diverso e heterogêneo apresenta também
dificuldade para geri-lo, direcionar e de certa forma, também explorar. Todos
esses aspectos contraditórios ficam excluídos do texto da autora, que se
concentrar em descrever, em detalhes como ocorreu o esforço de homogeneizar,
não somente a língua, mas todo o ensino escolar.
Deisyann Sampaio é
graduanda do curso de Letras/Português da UFAL
Parabéns pela construção de sua resenha, quanto ao conteúdo, é muito interessante falar sobre a história da disciplina de português no Brasil, bem como perceber a dinâmica evolutiva desse processo histórico que passa por momentos de homogeneidade e heterogeneidade, porém gostaria de fazer algumas observações a respeito da estrutura: 1. A referência bibliográfica não está de acordo com as normas da ABNT; 2. Parágrafo introdução está muito longo, penso que poderia ser dividido em dois a partir de “ O artigo está disponível em" que a meu ver o link da localização do artigo poderia vir logo após a referência bibliográfica ; 3. Quanto à forma acho que deveria trazer mais elementos críticos expondo de modo intercalado com esses parágrafos suas impressões seus argumentos a partir do texto lido. Por fim, no geral seu texto está bem contextualizado com os fatos históricos, porém como já falei precisa destacar os argumentos da autoridade que escreveu o artigo e isso é notório nas expressões "a autora", "o artigo" e também as possíveis críticas. Ao ler seu texto a visão que tenho é de destaque maior ao argumento de autoridade (autora do artigo).
ResponderExcluirA resenha não está muito clara, ao meu ver foi um pouco corrido o texto,fazendo com que eu me perdesse na leitura.Caberia adicionar mais informações para o texto ficar mais completo.Dessa maneira não despertaria a atenção em ler todo o texto.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirA resenha está clara no que se refere à exposição do conteúdo do artigo. Ela faz uma introdução para situar o leitor no tema e faz um levantamento do assunto abordado no artigo. No entanto, acredito que faltou um pouco mais de crítica da autora em relação ao trabalho. Mesmo assim, a maneira com que o conteúdo foi abordado contribui positivamente na minha opinião em relação à leitura do artigo.
ResponderExcluirDeisyann,
ResponderExcluirA introdução do seu texto está muito confusa. Não há verbo principal no primeiro período e nem referência ao nome da autora. No trecho "Nele a autora revisita historicamente dados sobre a consolidação da mesma [...]", por exemplo, a que se refere o item 'mesma'?
Há outros trechos sem coesão e coerência, como em "A partir das contribuições Jesuíticas, do espaço no currículo deixado com a sua expulsão do país e as influencias das medidas tomadas na administração Pombalina", em "A autora se mantem, em boa parte de seu artigo, com uma sem posicionamento critico de como e quais maneiras tais iniciativas foram prejudiciais e anularam a diversidade cultural e linguísticas na busca de homogeneidade da língua." e em "Além do evidente caráter politico de tal processo, pois, um povo que diverso e heterogêneo apresenta também dificuldade para geri-lo, direcionar e de certa forma, também explorar."
O tamanho do texto está muito aquém do que foi solicitado.
Em um novo post, reescreva a resenha corrigindo os problemas apontados.
NOTA: 5